>

Como surgiu o primeiro site de leilões da internet

Em 1995 a internet mal existia e o eBay já dava as caras na web. Em um quartinho em San Jose (Califórnia, Estados Unidos), Pierre Omidyars iniciava sua lojinha de vendas de produtos e serviços, chamada AuctionWeb. “Naquele fim de semana de 95, eu sentei no meu computador e comecei a escrever um script para criar um mecanismo simples de leilão. O código era muito simples, ele permitia que você colocasse um item à venda com um título, descrição e preço inicial. Além disso, as pessoas podiam ver todos esses itens listados e, eventualmente, dar seu lance“, lembra Pierre em entrevista para o site OnInnovation.

Quase um ano depois, em agosto de 1996, Pierre achou uma pessoa para ajudar a construir a companhia, Jeffrey Skoll. Ambos saíram de seus trabalhos e se dedicaram exclusivamente ao eBay. “Nos dois primeiros anos, nós crescíamos de 20% a 50% a cada mês. Alguns meses chegavam até a 70%. Ou seja, em dois anos tivemos um crescimento sustentável e era bom e amedrontador ao mesmo tempo, pois a qualquer momento o sistema poderia cair”, conta.

Um dos primeiros itens vendidos no site foi uma caneta a laser quebrada por US$ 14.83. Pierre ficou tão impressionado com a venda que chegou a contatar o comprador para se certificar se ele sabia que o produto estava quebrado. Para sua surpresa, o usuário não só sabia como disse ser um colecionador de canetas lasers quebradas.

O fato foi um divisor de águas, pois o engenheiro de software percebeu que qualquer coisa postada no site teria chances de vendas e ele, obviamente, poderia faturar com isso. Em pouco tempo, o eBay reuniu uma série de produtos estranhos, caros, exclusivos, quebrados, da moda, enfim, tudo o que pudesse imaginar. E a empresa começava a decolar com a ajuda de compradores e vendedores dispostos a fazer negócios pela web.

A chave do sucesso estava no modelo de negócios do site. A ideia sempre foi intermediar negociações entre pessoas, usando a internet como local comum. Compradores e vendedores se reuniam em um ambiente virtual, que permitia divulgar itens e facilitava a busca por produtos. Porém, ainda faltava uma ferramenta essencial para que a companhia deslanchasse de vez. Em 1996, Pierre teve a ideia de criar o relatório de feedback, onde os compradores davam opinião sobre as transações.

1 comentários

Nossa a modalidade leilões começou no ebay, nao sabia que legal esta informação…

Deixe um comentário